quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Trabalho

O trabalho é dignificante socialmente porque leva o homem a produzir e a nossa sociedade é baseada na produção e consumo, por isso aquele que trabalha é visto com bons olhos no meio social. 
Entretanto, o mesmo "trabalho" pode ser considerado indigno quando relacionado a uma classe social inferior ou a condições ruins, como os trabalhos de lixeiro, que tem que manusear materiais descartados e por vezes perigosos; pedreiros, que lidam com materiais prejudiciais à saúde e correm risco de acidentes; garçons, que exige esforço nas pernas porque precisa ficar em pé por longas horas sem descansá-las; e etc. Digo que de alguma maneira são considerados indignos porque boa parcela das classes sociais média e alta assim o consideram pelos riscos à saúde e pelo baixo salário desses trabalhos. Tanto que essas pessoas recusaríam a trabalhar nessas condições. Então, há uma contradição implícita na máxima de que "o trabalho é dignificante", porque dependendo da ocupação, ela pode ser considerada ao mesmo tempo digna e não digna. Mas isso vai além deste assunto e tem a ver com os preconceitos individuais ocultos de parcela da sociedade.
Falando de trabalho, em relação à saúde, ele pode fazer bem, quando é um trabalho com boas condições ambientais. Porque ele ocupa a mente e também o corpo de certa forma, e isso inclui o trabalho doméstico. Pois, biologicamente falando, o sedentarismo, tanto físico quanto o mental, faz mal para a saúde e pode provocar danos ao organismo. Assim sendo, o trabalho é algo benéfico nesse ponto de vista.
Acontece, e mais uma vez falando de preconceitos de parte das pessoas, que o trabalho na sociedade geralmente é definido como a atividade que remuneração para quem a realiza, limitando o termo e com isso "indignificando" aqueles que realizam atividades sem propósito financeiro, mas de grande importância, como os donos de lar, que trabalham horas por dia para manter o lar em seu propósito fim, que é o de ser um local de descanso, seguro e confortável. Outro exemplo de atividade não considerada "digna" por parte da sociedade é aquela em que pessoas passam o tempo estudando para o aprimoramento pessoal. É uma atividade que exige muito da mente e por não se ver a "produção" e nem o "produto", e por ser individual e não para o coletivo, não é tratada de maneira muito digna, embora seus frutos possam ser percebidos a longo prazo pela sociedade quando este indivíduo utiliza dos conhecimentos adquiridos realizando atividades benéficas para o coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário